(Português do Brasil) 2019 um ano de trabalho intenso e de muitos resultados

(Português do Brasil) 2019 um ano de trabalho intenso e de muitos resultados

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O balanço das atividades do INCT BioNat, em 2019, mostra um ano produtivo, com a consolidação do que foi planejado e a abertura de várias novas frentes para o desenvolvimento de pesquisas.

Bom desempenho

Ponto importante é registrar o bom desempenho do grupo em termos de publicações e participações em eventos científicos “demonstrando que a integração é bastante proveitosa para se alcançar bons resultados”, diz o relatório que o INCT apresentou ao CNPq em outubro. Essa produção se traduziu em artigos publicados em periódicos indexados, em capítulos de livros e conferências apresentadas em congressos nacionais e internacionais.

Houve avanço nas parcerias com empresas e os resultados obtidos nas várias linhas de pesquisa justificaram o lançamento de um edital interno para financiamento dos subprojetos que surgiram nesse processo.

Banco de dados

No período, o INCT deu salto expressivo em direção a um objetivo ambicioso que é a construção do primeiro banco de dados da biodiversidade brasileira, relacionando 52 mil substâncias, através do acordo entre o NuBBE e o Chemical Abstracts Service (CSA) da American Chemical Society. O trabalho de planejamento, avaliação e integração abriu novos canais de diálogo entre os pesquisadores, como pode ser visto no bem-sucedido II Workshop, realizado em agosto.

Informações para a sociedade

No âmbito da comunicação, o INCT contabiliza os resultados do esforço empreendido para levar à sociedade informações sobre seu desempenho. Ampliamos o conteúdo do web site com reportagens sobre o trabalho científico na rubrica “O que fazemos”; iniciamos, em julho, a publicação desta newsletter; realizamos, durante o II Workshop, o concurso de vídeos do qual participaram 25 pesquisadores. Esse material alimentou também o vídeo institucional que o INCT produziu para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Editamos, além disso, um folheto institucional voltado para um público mais amplo, explicando a razão de existência do INCT e a importância da pesquisa da biodiversidade.