(Português do Brasil) Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT:) O INCT BioNat tem procurado ampliar sua participação na SNCT

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O tema da 14ª. SNCT escolhido para o ano de 2017 foi “A Matemática está em tudo”, e para celebrar o tema, os professores Ian Castro-Gamboa (governança) e Cintia Milagres (pesquisadora do projeto) INCTBioNAt criaram um painel intitulado Biodiversidade em Númerosque foi apresentado entre os dias 23 e 29 de outubro, no Shopping Lupo em Araraquara e no Museu de Ciência do Rio de Janeiro. O painel foi bastante apreciado pela criatividade em apresentar os ecossistemas brasileiros e os percentuais de perda de vegetação ao longo do processo de urbanização do Brasil, com destaque para a Mata Atlântica e Cerrados.

Em 2018, integrantes do INCTBioNat do NuBBE do Instituto de Química da UNESP de Araraquara organizaram atividades no Shopping Lupo entre os dias 18 a 20 de outubro. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de painéis sobre a Química de Produtos Naturais e suas aplicações para a sociedade. Espécies de plantas e microrganismos foram os materiais escolhidos para a divulgação na SNCT de 2018, que contou com exposições de vídeos sobre os fungos endofíticos, do cultivo desses microrganismos até o processo de obtenção de extratos e isolamento dos produtos naturais. Além disso, foram realizados experimentos visuais e bastante ilustrativos sobre a cromatografia em papel para explicar aos para estudantes de ensino médio, o método básico de separação de compostos presentes em plantas. Marca página de livros ilustrados com espécies da biodiversidade e alguns produtos naturais de uso importante foram confeccionados e distribuídos, tendo um impacto bastante receptivo pelos circulantes do shopping. A distribuição de tirinhas em quadrinhos sobre a beleza da biodiversidade como material de divulgação foi bastante apreciada. Um grande número de escolas esteve presente o que nos impulsionará em 2019 a organizar várias amostras, incluindo cidades de outros estados, sob a coordenação de pesquisadores líderes em seus respectivos estados.