Divulgação Científica

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo INCT BioNat está a divulgação de informações técnico-científicas sobre os produtos naturais oriundos da biodiversidade brasileira para estudantes, professores e grande público. Os trabalhos já desenvolvidos pela equipe do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPLAMT-UFMG), coordenado pela Profa. Maria das Graças Lins Brandão terão continuidade de forma mais abrangente. Desta forma serão expandidos e incluídos na missão de Difusão Científica do INCT BioNat.

O CEPLAMT-UFMG vem desenvolvendo atividades de Divulgação Científica sobre as pesquisas com as plantas medicinais e úteis de Minas Gerais há mais de uma década (financiados pelo CNPq e FAPEMIG). Materiais de divulgação de conteúdos diversos foram produzidos como cartazes, folhetos, documentário em DVD, livros, cartilhas, painéis e jogos educativos e foram distribuídos em vários eventos para um público bastante diversificado. Para as escolas, um mini-laboratório foi desenvolvido com o intuito de tornar acessível aos estudantes de ensino básico a informação científica sobre produtos naturais. Como o kit mini-laboratório é possível o estudante interagir com o universo fascinante do conhecimento científico das plantas e dos produtos naturais de espécies de plantas conhecidas de nossa fora. A presença de substâncias ativas de espécies de plantas é detectada a partir de materiais simples, usados rotineiramente. Recentemente, foi produzida uma série-web, na qual os estudantes universitários repassam informações sobre as pesquisas com as plantas medicinais para estudantes de ensino básico e sociedade em geral. Em todos os materiais é destacada a importância da biodiversidade brasileira, das substâncias extraídas de alto valor agregado sejam como medicamentos, cosméticos, agroquímicos para a ciência e tecnologia. Com isto, espera-se mostrar o imenso potencial da diversidade químico-biológica do território brasileiro e de como o conhecimento sobre esta imensa riqueza pode ser explorada de forma racional visando a descoberta de bioprodutos de alto valor agregado. A bioeconômia tão propagada nos dias atuais e, hoje movimentando mercados europeus e americanos, ainda é muito incipiente quando reportada aos produtos naturais oriundos da biodiversidade brasileira.

Durante a execução do projeto, novas formas de difusão científica serão desenvolvidas, desta vez com espécies de plantas existentes nos vários ecossistemas brasileiros, além dos organismos marinhos. Espera-se que essas ações planejadas no INCT BioNat contribuam para a disseminação e enraizamento dos conhecimentos gerados no Centro para os vários setores da sociedade brasileira, cuja meta é criar uma cultura de valorização da ciência e dos produtos naturais nativos em toda a sociedade. Espera-se também incentivar nos  jovens brasileiros o interesse pela ciência e, com isto mostrar que o conhecimento é mais que um instrumento útil à formação profissional mas também uma ferramenta maravilhosa para se entender a natureza e o universo que nos cerca.

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las

Publicações


Cartazes e Jogos

 


“Ensinando sobre plantas medicinais na escola”

Bolsistas IC junior do CNPq testando as substâncias ativas das plantas com o mini-laboratório


Atividades na Estrada Real


Atividade na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017