Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT:) O INCT BioNat tem procurado ampliar sua participação na SNCT

O tema da 14ª. SNCT escolhido para o ano de 2017 foi “A Matemática está em tudo”, e para celebrar o tema, os professores Ian Castro-Gamboa (governança) e Cintia Milagres (pesquisadora do projeto) INCTBioNAt criaram um painel intitulado Biodiversidade em Númerosque foi apresentado entre os dias 23 e 29 de outubro, no Shopping Lupo em Araraquara e no Museu de Ciência do Rio de Janeiro. O painel foi bastante apreciado pela criatividade em apresentar os ecossistemas brasileiros e os percentuais de perda de vegetação ao longo do processo de urbanização do Brasil, com destaque para a Mata Atlântica e Cerrados.

Em 2018, integrantes do INCTBioNat do NuBBE do Instituto de Química da UNESP de Araraquara organizaram atividades no Shopping Lupo entre os dias 18 a 20 de outubro. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de painéis sobre a Química de Produtos Naturais e suas aplicações para a sociedade. Espécies de plantas e microrganismos foram os materiais escolhidos para a divulgação na SNCT de 2018, que contou com exposições de vídeos sobre os fungos endofíticos, do cultivo desses microrganismos até o processo de obtenção de extratos e isolamento dos produtos naturais. Além disso, foram realizados experimentos visuais e bastante ilustrativos sobre a cromatografia em papel para explicar aos para estudantes de ensino médio, o método básico de separação de compostos presentes em plantas. Marca página de livros ilustrados com espécies da biodiversidade e alguns produtos naturais de uso importante foram confeccionados e distribuídos, tendo um impacto bastante receptivo pelos circulantes do shopping. A distribuição de tirinhas em quadrinhos sobre a beleza da biodiversidade como material de divulgação foi bastante apreciada. Um grande número de escolas esteve presente o que nos impulsionará em 2019 a organizar várias amostras, incluindo cidades de outros estados, sob a coordenação de pesquisadores líderes em seus respectivos estados.