Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Doutor
Professor Titular

Laboratório: Laboratório de Analise Fitoquímica de Plantas Medicinais (LAFIPLAM)

Telefone:  Laboratório +55 85 3366-9441 ou Celular +55 85 99737-9942

E-mail: otilialoiola@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0350618700512864

Investigação de produtos naturais de origem terrestre e marinha

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, onde obteve o título de Doutora em Química, com especialidade em química de produtos naturais. Foi Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química e Coordenadora do mesmo. Atualmente, é professora titular do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, pesquisadora e bolsista de produtividade nível 1D do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico (CNPq). Orienta projetos de Iniciação científica, mestrado, doutorado e de pós-doutorado em projetos relacionados com a caracterização da composição química de extratos de plantas com uso etnobotânico ou de interesse farmacológico e produtos naturais marinhos, incluindo algas, invertebrados e microorganismos associados.

A professora/pesquisadora vem desenvolvendo projetos de pesquisa – na grande maioria envolvendo colaborações com farmacologistas – relacionados com a prospecção química de fontes naturais como plantas e organismos marinhos (algas, invertebrados e microrganismos associados-bactérias). Neste contexto, tem-se dedicado, particularmente, a buscar compostos com atividade anti-câncer ou anti-microbiano. Como consequência, tem mantido regular periodicidade quanto às suas publicações   científicas e orientações em níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Publicações relevantes:

1. PINTO, FRANCISCO; ALMEIDA, JOSÉ GUSTAVO; SILVEIRA, EDILBERTO; COSTA, ARINICE; GUIMARÃES, LARISSA; WILKE, DIEGO; COSTA-LOTUFO, LETÍCIA; TORRES, MARIA DA CONCEIÇÃO; PESSOA, OTÍLIA DEUSDÊNIA L.. Steroids from the Brazilian Zoanthids Palythoa caribaeorum and Palythoa variabilis. Journal of the Brazilian Chemical Society,  v. 28, p. 485-491, 2017.
  2. ÁVILA F. N.; PINTO FCL; SOUSA, T. S.; TORRES MCM; COSTA-LOTUFO, L. V.; ROCHA, DANILO D.; VASCONCELO, M. A.; CARDOSO-SA, N.; TEIXEIRA, D. H.; ALBUQUERQUE, MARIA ROSE JANE R.; SILVEIRA, E. R.; PESSOA, OTÍLIA D. L. Miscellaneous Diterpenes from the Aerial Parts of Plectranthus ornatus Codd. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, p. 1014-1022, 2017.
  3. SILVA, AMARO; GUIMARÃES, LARISSA; FERREIRA, ELTHON; TORRES, MARIA DA CONCEIÇÃO; DA SILVA, ALISON; BRANCO, PAOLA; OLIVEIRA, FRANCISCA ANDRÉA ; SILVA, GENIVALDO; WILKE, DIEGO; SILVEIRA, EDILBERTO; PESSOA, OTÍLIA DEUSDENIA L.; JIMENEZ, PAULA; COSTA-LOTUFO, LETICIA. Bioprospecting Anticancer Compounds from the Marine-Derived Actinobacteria Actinomadura sp. Collected at the Saint Peter and Saint Paul Archipelago (Brazil). Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, p. 465-474, 2017.
  4. BATISTA, PEDRO HENRIQUE J.; DE LIMA, KARÍSIA SOUSA B.; PINTO, FRANCISCO DAS CHAGAS L.; TAVARES, JULIANE L.; DE A. UCHOA, DANIEL E.; COSTA-LOTUFO, LETÍCIA V.; ROCHA, DANILO D.; SILVEIRA, EDILBERTO R.; BEZERRA, ANTONIO MARCOS E.; CANUTO, KIRLEY M.; PESSOA, OTÍLIA DEUSDENIA L. Withanolides from leaves of cultivated Acnistus arborescens. Phytochemistry, v. 130, p. 321-327, 2016.
  5. NUZZO, GENOVEFFA; GOMES, BRUNO A.; LUONGO, ELVIRA; TORRES, MARIA C. M.; SANTOS, EVELYNE A.; CUTIGNANO, ADELE; PESSOA, OTÍLIA D. L.; COSTA-LOTUFO, LETICIA V.; FONTANA, ANGELO . Dinoflagellate-Related Amphidinolides from the Brazilian Octocoral. Journal of Natural Products , v. 79, p. 1881-1885, 2016.
  6. SANTOS, EVELYNE A.; QUINTELA, AMANDA L.; FERREIRA, ELTHON G.; SOUSA, THICIANA S.; PINTO, FRANCISCO DAS CHAGAS L.; HAJDU, EDUARDO; CARVALHO, MARIANA S.; SALANI, SULA; ROCHA, DANILO D.; WILKE, D. V.; TORRES, MARIA DA CONCEIÇÃO M.; JIMENEZ, PAULA C.; SILVEIRA, EDILBERTO R.; LA CLAIR, JAMES J.; PESSOA, OTÍLIA DEUSDÊNIA L.; COSTA-LOTUFO, L. V. Cytotoxic Plakortides from the Brazilian Marine Sponge  Plakortis angulospiculatus. Journal of Natural Products, v. 78, p. 996-1004, 2015.
  7. ABREU, PAULA A.; SOUSA, THICIANA S.; JIMENEZ, PAULA C.; WILKE, DIEGO V.; ROCHA, DANILO D.; FREITAS, HOZANA P. S.; PESSOA, OTÍLIA D. L.; LA CLAIR, JAMES J.; COSTA-LOTUFO, LETÍCIA V.. Identification of Pyrroloformamide as a Cytokinesis Modulator. ChemBioChem, v15, p.501-506, 2014.
  8. GUIMARÃES, LARISSA; JIMENEZ, PAULA; SOUSA, THICIANA; FREITAS, HOZANA; ROCHA, DANILO; WILKE, D. V.; MARTÍN, JESÚS; REYES, FERNANDO; DEUSDÊNIA LOIOLA PESSOA, OTÍLIA; COSTA-LOTUFO, L. V. Chromomycin A2 Induces Autophagy in Melanoma Cells. Marine Drugs, v. 12, p. 5839-5855, 2014.
  9. TORRES, MARIA CONCEIÇÃO M.; JORGE, ROBERTA JEANE B.; XIMENES, RAFAEL M.; ALVES, NATACHA TERESA Q.; SANTOS, JOÃO VICTOR DE A.; MARINHO, ALINE D.; MONTEIRO, HELENA S.A.; TOYAMA, MARCOS H.; BRAZ-FILHO, RAIMUNDO; SILVEIRA, EDILBERTO R.; PESSOA, OTÍLIA DEUSDÊNIA L. Solanidane and iminosolanidane alkaloids from Solanum campaniforme. Phytochemistry, v. 96, p. 457-464, 2013.