Doutor
Professor Titular

Laboratório: Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais – NuBBE

Telefone: +55 85 3366-9965 / +55 85 3366-9098

E-mail: mgvsilva@ufc.br ou mgvsilva@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9032973705204320

Estudo Químico e Biofarmacológico de Espécies de Senna, Cassia e Chamaecrista Nativas da Caatinga e do Cerrado: comparação de perfis metabólicos, identificação e estudo in silico de compostos bioativos

O projeto acima apresentado, é desenvolvido no Laboratório de Produtos Naturais e Q Medicinal (LPNMed), nos Departamentos de Química da Universidade Federal do Ceará, contemplando a Fitoquímica Clássica com técnicas de desreplicação, porém associado a Química Medicinal, pois utiliza técnicas de quimiinformática aplicadas aos biocompostos presentes em espécies do gênero Senna, Cassia, e Chamaecrista (Leguminosae). Estes gêneros, são fontes de substâncias com grande diversidade estrutural, como flavonoides, terpenoides, alcaloides e antraquinonas. As espécies de Senna são utilizadas tradicionalmente como laxantes e purgativas e como corantes, porém diversas e relevantes atividades biofarmacológicas como antimicrobiana, antiparasitária, inseticida, antitumoral e hepatoprotetora são comprovadas para várias espécies de Senna. Das espécies de Senna que ocorrem no Nordeste, 61,4% permanecem sem nenhum relato de estudos químico e farmacológico, 11,4% possuem apenas relatos de ensaios de atividade farmacológica e 50,0% tiveram somente indicações de diversos usos populares registrados. Somente 12 espécies de Senna nativas do Nordeste do Brasil (27,2%) apresentam estudos químicos e farmacológicos na literatura consultada na janela do tempo de 1913 a 2014. Estes dados revelam a necessidade da continuidade do estudo deste gênero, mesmo se limitado ao espaço geográfico do Nordeste do Brasil. Propõe-se utilizar metodologias de exploração racional de plantas, aliadas aos avanços em instrumentação com técnicas hifenadas e a incorporação da quimiometria como ferramenta de análise, para conduzir a investigação e documentação do perfil químico e biofarmacológico de espécies dos gêneros Senna, Cassia e Chamaecrista que ocorrem no Cerrado e na Caatinga. O estudo in silico das substâncias isoladas será desenvolvido para a obtenção de descritores fisico-químicos considerando a regra de Lipinski para prever propriedades moleculares relacionados à adsorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME) e definir se o composto tem ou não potencial, de candidato a fármaco. As coleções de moléculas serão testadas como inibidores de alvos macromoleculares como GAPDH, Qo e Qi do complexo bc1 entre outros. Os ensaios farmacológicos serão realizados para os extratos e substâncias puras obtidas priorizando-se as atividades antitumoral e antiparasitária. O desenvolvimento do projeto, além do registro do perfil metabólico de espécies de Senna, Cassia e Chamaecrista nativas do Cerrado e da Caatinga, e de contribuir para a descoberta de compostos bioativos potencialmente úteis, é relevante na formação de recursos humanos qualificados do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará. As Plantas Medicinais são utilizadas como tema gerador de dissertações no Mestrado Profissional de Ensino em Ciências e Matemática da UFC, no eixo temático de Ensino de Química.

1. SILVA, JULIANA G. A.; SILVA, ALEXANDER A.; COUTINHO, ISABEL D.; PESSOA, CLAUDIA O.; CAVALHEIRO, ALBERTO J.; SILVA, MARIA G. V., Chemical Profile and Cytotoxic Activity of Leaf Extracts from Senna spp. from Northeast of Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso). , v.27, p.1872 – 1880, 2016.
  2. MACEDO, Edangelo Moura S; SILVA, J. G. A. E.; SILVA, M. G. V. Chemodiversity and Biopharmacological Properties of Native Species of in Northeastern Brazil. Revista Virtual de Química, v.8, p.169 – 195, 2016.
  3. OLIVEIRA, I. R.; TREVISAN, M. T. S.; SILVA, M. G. V.; OWEN, R.Inhibition of Angiotensin I Converting Enzyme (ACE) By Specimens of Senna from Brazilian Northeast. International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Research. , v.2, p.76 – 84, 2015.
  4. KLIKA, K. D.; OLIVEIRA, I. R.; TREVISAN, M. T. S.; SILVA, M. G. V.; OWEN, R. 2R*3S*4S*2??R*,3??S*)-Guibourtinidol-(4??8)- catechin, a biflavanoid procyanidin of the proguibourtinidin group from Senna macranthera: its relative stereochemistry and conformation. Tetrahedron: Asymmetry, p.247-250, 2015.
  5. VIEIRA, P. R. N.; MORAIS, Selene Maia de; SILVA, M. G. V.; TRAVASSOS, P. A.Chemical composition and antifungal activity of essential oils from Ocimum species. Industrial Crops and Products, v.55, p.267 – 271, 2014.
  6. FREITAS, R. M.; SILVA, Fábio de Oliveira; SILVA, M. G. V.; FENG, D.Antioxidant mechanisms of iso-6-cassine in suppressing seizures induced by pilocarpine. Revista Brasileira de Farmacognosia, v.21, p.437 – 443, 2011.
  7. SILVA, M. G. V.; SILVA, M. G. V.; FENG, D.; FREITAS, R. M.Evaluation of central nervous system effects of iso-6-cassine isolated from Senna spectabilis var. excelsa (Schrad) in mice. Fitoterapia (Milano, 1934) (Cessou em 1960. Foi fundido com ISSN 1971-5498 Fitoterapia. Edizione Farmaceutica; ISSN 1971-5501 Fitoterapia., v.82, p.255 – 259, 2011.
  8. SILVA, F. O.; SILVA, M. G. V.; BRAZ FILHO, R.; OLIVEIRA, I. R, Constituintes químicos das folhas de Senna spectabilis (DC) Irwin & Barneby var. excelsa (Schrad.) Irwin & Barneby. Química Nova (Impresso). , v.33, p.1874 – 1876, 2010.
  9. SILVA, M. G. V.; SILVA, M. G. V.; Wiggers,H.J.; MONTANARI, C. A.; BRAZ FILHO, R.A new bianthron glycoside as inhibitor of Trypanosoma cruzi glyceraldehyde 3-phosphate dehydrogenase activity. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso). , v.20, p.947 – 953, 2009.
  10. SILVA, M. G. V.; SILVA, M. G. V.; PROKOPCZYK, I. M.; ZOTTIS, A.; Oliva, G.; MONTANARI, C. A.Discovery of novel Trypanosoma cruzi glyceraldehyde-3-phosphate dehydrogenase inhibitors. Bioorganic & Medicinal Chemistry (Print). , v.17, p.2476 – 2482, 2009.