Doutor
Professor Titular

Laboratório: Laboratório de Analise Fitoquímica de Plantas Medicinais (LAFIPLAM)

Telefone:  Laboratório +55 85 3366-9441 ou Celular +55 85 99737-9942

E-mail: otilialoiola@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0350618700512864

Investigação de produtos naturais de origem terrestre e marinha

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, onde obteve o título de Doutora em Química, com especialidade em química de produtos naturais. Foi Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química e Coordenadora do mesmo. Atualmente, é professora titular do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, pesquisadora e bolsista de produtividade nível 1D do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico (CNPq). Orienta projetos de Iniciação científica, mestrado, doutorado e de pós-doutorado em projetos relacionados com a caracterização da composição química de extratos de plantas com uso etnobotânico ou de interesse farmacológico e produtos naturais marinhos, incluindo algas, invertebrados e microorganismos associados.

A professora/pesquisadora vem desenvolvendo projetos de pesquisa – na grande maioria envolvendo colaborações com farmacologistas – relacionados com a prospecção química de fontes naturais como plantas e organismos marinhos (algas, invertebrados e microrganismos associados-bactérias). Neste contexto, tem-se dedicado, particularmente, a buscar compostos com atividade anti-câncer ou anti-microbiano. Como consequência, tem mantido regular periodicidade quanto às suas publicações   científicas e orientações em níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Publicações relevantes:

1. PINTO, FRANCISCO; ALMEIDA, JOSÉ GUSTAVO; SILVEIRA, EDILBERTO; COSTA, ARINICE; GUIMARÃES, LARISSA; WILKE, DIEGO; COSTA-LOTUFO, LETÍCIA; TORRES, MARIA DA CONCEIÇÃO; PESSOA, OTÍLIA DEUSDÊNIA L.. Steroids from the Brazilian Zoanthids Palythoa caribaeorum and Palythoa variabilis. Journal of the Brazilian Chemical Society,  v. 28, p. 485-491, 2017.
  2. ÁVILA F. N.; PINTO FCL; SOUSA, T. S.; TORRES MCM; COSTA-LOTUFO, L. V.; ROCHA, DANILO D.; VASCONCELO, M. A.; CARDOSO-SA, N.; TEIXEIRA, D. H.; ALBUQUERQUE, MARIA ROSE JANE R.; SILVEIRA, E. R.; PESSOA, OTÍLIA D. L. Miscellaneous Diterpenes from the Aerial Parts of Plectranthus ornatus Codd. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, p. 1014-1022, 2017.
  3. SILVA, AMARO; GUIMARÃES, LARISSA; FERREIRA, ELTHON; TORRES, MARIA DA CONCEIÇÃO; DA SILVA, ALISON; BRANCO, PAOLA; OLIVEIRA, FRANCISCA ANDRÉA ; SILVA, GENIVALDO; WILKE, DIEGO; SILVEIRA, EDILBERTO; PESSOA, OTÍLIA DEUSDENIA L.; JIMENEZ, PAULA; COSTA-LOTUFO, LETICIA. Bioprospecting Anticancer Compounds from the Marine-Derived Actinobacteria Actinomadura sp. Collected at the Saint Peter and Saint Paul Archipelago (Brazil). Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, p. 465-474, 2017.
  4. BATISTA, PEDRO HENRIQUE J.; DE LIMA, KARÍSIA SOUSA B.; PINTO, FRANCISCO DAS CHAGAS L.; TAVARES, JULIANE L.; DE A. UCHOA, DANIEL E.; COSTA-LOTUFO, LETÍCIA V.; ROCHA, DANILO D.; SILVEIRA, EDILBERTO R.; BEZERRA, ANTONIO MARCOS E.; CANUTO, KIRLEY M.; PESSOA, OTÍLIA DEUSDENIA L. Withanolides from leaves of cultivated Acnistus arborescens. Phytochemistry, v. 130, p. 321-327, 2016.
  5. NUZZO, GENOVEFFA; GOMES, BRUNO A.; LUONGO, ELVIRA; TORRES, MARIA C. M.; SANTOS, EVELYNE A.; CUTIGNANO, ADELE; PESSOA, OTÍLIA D. L.; COSTA-LOTUFO, LETICIA V.; FONTANA, ANGELO . Dinoflagellate-Related Amphidinolides from the Brazilian Octocoral. Journal of Natural Products , v. 79, p. 1881-1885, 2016.
  6. SANTOS, EVELYNE A.; QUINTELA, AMANDA L.; FERREIRA, ELTHON G.; SOUSA, THICIANA S.; PINTO, FRANCISCO DAS CHAGAS L.; HAJDU, EDUARDO; CARVALHO, MARIANA S.; SALANI, SULA; ROCHA, DANILO D.; WILKE, D. V.; TORRES, MARIA DA CONCEIÇÃO M.; JIMENEZ, PAULA C.; SILVEIRA, EDILBERTO R.; LA CLAIR, JAMES J.; PESSOA, OTÍLIA DEUSDÊNIA L.; COSTA-LOTUFO, L. V. Cytotoxic Plakortides from the Brazilian Marine Sponge  Plakortis angulospiculatus. Journal of Natural Products, v. 78, p. 996-1004, 2015.
  7. ABREU, PAULA A.; SOUSA, THICIANA S.; JIMENEZ, PAULA C.; WILKE, DIEGO V.; ROCHA, DANILO D.; FREITAS, HOZANA P. S.; PESSOA, OTÍLIA D. L.; LA CLAIR, JAMES J.; COSTA-LOTUFO, LETÍCIA V.. Identification of Pyrroloformamide as a Cytokinesis Modulator. ChemBioChem, v15, p.501-506, 2014.
  8. GUIMARÃES, LARISSA; JIMENEZ, PAULA; SOUSA, THICIANA; FREITAS, HOZANA; ROCHA, DANILO; WILKE, D. V.; MARTÍN, JESÚS; REYES, FERNANDO; DEUSDÊNIA LOIOLA PESSOA, OTÍLIA; COSTA-LOTUFO, L. V. Chromomycin A2 Induces Autophagy in Melanoma Cells. Marine Drugs, v. 12, p. 5839-5855, 2014.
  9. TORRES, MARIA CONCEIÇÃO M.; JORGE, ROBERTA JEANE B.; XIMENES, RAFAEL M.; ALVES, NATACHA TERESA Q.; SANTOS, JOÃO VICTOR DE A.; MARINHO, ALINE D.; MONTEIRO, HELENA S.A.; TOYAMA, MARCOS H.; BRAZ-FILHO, RAIMUNDO; SILVEIRA, EDILBERTO R.; PESSOA, OTÍLIA DEUSDÊNIA L. Solanidane and iminosolanidane alkaloids from Solanum campaniforme. Phytochemistry, v. 96, p. 457-464, 2013.