Professor Adjunto IV

Laboratório: Laboratório de Produtos Naturais Paulo Cezar Vieira

Telefone: +55 27 4009-2908

E-mail: warley.borges@ufes.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9742402285970429

Produtos naturais produzidos por espécies de Amaryllidaceae.

Nos dias atuais são inúmeras as enfermidades que causam danos ao ser humano. Muitas destas doenças estão presentes na sociedade desde tempos muito remotos, como o caso das doenças causadas por protozoários, o câncer e mais recentemente a doença de Alzheimer. Existem alguns compostos que são úteis no tratamento destas enfermidades e muitos destes compostos são produtos naturais ou derivados de produtos naturais. Entretanto, a quantidade e a eficiência destes compostos ainda são insuficientes para o tratamento e controle pleno destas enfermidades. Portanto, faz-se necessário a busca por novos compostos que sejam mais ativos e produzam menos efeitos adversos para o combate das doenças e melhora da qualidade de vida por pacientes acometidos por estas doenças. O objetivo desta linha de pesquisa é estudar plantas da família Amaryllidaceae buscando compostos com atividade biológica juntamente com demais pesquisadores que mantêm suas linhas de pesquisa em estudos de plantas com atividades biológicas. A articulação desta linha de pesquisa foi proposta pela necessidade do Programa de Pós-Graduação em Química da UFES em atrair pesquisadores, principalmente estrangeiros, para desenvolver parcerias que sejam úteis na descoberta de novos produtos ou proporcionem artigos científicos com excelência em diversas áreas. Somado a isto, os jovens pesquisadores envolvidos neste projeto encontram-se em regiões que necessitam de estudos, valorizações e conservações de espécies vegetais, muitas delas já ameaçadas de extinção. Outro ponto bastante positivo desta linha de pesquisa é a geração e formação de recursos humanos qualificados, assim como conhecimentos para o desenvolvimento do estado do Espírito Santo, e o fortalecimento da linha de pesquisa em produtos naturais no DQUI e PPGQUI/UFES. Com isto, pretende-se contribuir significativamente para o desenvolvimento de pesquisas científicas que possam ampliar o conhecimento e entendimento da biodiversidade brasileira, associando formação de recursos humanos, educação ambiental e divulgação do conhecimento científico, aumentando assim a capacidade científica e tecnológica do país. Como o objetivo geral desta proposta está na cooperação entre grupos de pesquisa que se dedicam ao estudo fitoquímico em plantas de interesse farmacológico, incrementando assim suas pesquisas e contribuindo para os programas de pós-graduação e formação de recursos humanos qualificados e possivelmente produzir produtos farmacêuticos de valor agregado. Como objetivos específicos encontram-se: – O estudo da composição química em plantas da família Amaryllidaceae, especificamente nos alcaloides característicos desta família (principalmente dos gêneros Griffinia, Habranthus, Hippeastrum e Crinum), identificando as espécies de maior interesse farmacêutico devido ao seu conteúdo alcaloídico. – A escolha das espécies de interesse, será direcionado à atividade biológica apresentada pelos alcaloides isolados, que demonstrem ação nas respectivas atividades estudadas: atividade frente a doenças parasitárias de interesse (malária e leishmaniose), atividade de inibição de crescimento de células tumorais, inibição da enzima acetilcolinesterase em hipocampo de ratos (úteis para o tratamento da doença de Alzheimer) e capacidade antioxidante. – Se algum dos produtos naturais for de potencial interesse farmacêutico, estabelecer a base para um futuro aproveitamento sustentável dos recursos naturais compaginando a exploração responsável com a preservação respeitando as leis que regem as patentes. – Estudo da relação estrutura-atividade (QSAR) dos compostos isolados e identificação de compostos de partida. A partir destes resultados, propor a síntese ou semissíntese de compostos análogos que ofereçam um maior potencial e interesse farmacológico. – Impacto socio-econômico, contribuindo ao conhecimento da biodiversidade.

1. GUERRIERI, C. G.; PIGNI, N. B.; ANDRADE, J. P.; SANTOS, V. D.; BINNS, F.; BORGES, W. S.; VILADOMAT, F.; BASTIDA, J . Alkaloids from Crinum erubescens Aiton. Arabian Journal of Chemistry, v. 9, p. 688-693, 2016.
  2. GUO, Y.; ANDRADE, J. P.; PIGNI, N. B.; TORRAS-CLAVERIA, L.; TALLINI, L.; BORGES, W. S.; VILADOMAT, F.; NAIR, J. J.; ZUANAZZI, J. A. S.; BASTIDA, J. New Alkaloids from Hippeastrum papilio (Ravenna) Van Scheepen. Helvetica Chimica Acta, v. 99, p. 143-147, 2016.
  3. DE ANDRADE, JEAN PAULO; GIORDANI, RAQUEL B.; TORRAS-CLAVERIA, LAURA; PIGNI, NATALIA BELÉN; BERKOV, STRAHIL; FONT-BARDIA, MERCÈ; CALVET, TERESA; KONRATH, EDUARDO; BUENO, KELLY; SACHETT, LIANA G.; DUTILH, JULIE H.; DE SOUZA BORGES, WARLEY; VILADOMAT, FRANCESC; HENRIQUES, AMELIA T.; NAIR, JERALD J.; ZUANAZZI, JOSÉ ANGELO S.; BASTIDA, JAUME. The Brazilian Amaryllidaceae as a source of acetylcholinesterase inhibitory alkaloids. Phytochemistry Reviews (Print), v. 15, p. 147-160, 2016.
  4. BESSA, CARLIANI; DE ANDRADE, JEAN; DE OLIVEIRA, RENATA; DOMINGOS, ELOILSON; SANTOS, HELOA; ROMÃO, WANDERSON; BASTIDA, JAUME; BORGES, WARLEY. Identification of Alkaloids from Hippeastrum aulicum (Ker Gawl.) Herb. (Amaryllidaceae) Using CGC-MS and Ambient Ionization Mass Spectrometry (PS-MS and LS-MS). JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY, v. 28, p. 819-830, 2016.
  5. GUO, Y.; PIGNI, N. B.; ZHENG, Y. ; ANDRADE, J. P.; TORRAS-CLAVERIA, L.; BORGES, W. S.; VILADOMAT, F.; CODINA, C.; BASTIDA, J. Analysis of Bioactive Amaryllidaceae Alkaloid Profiles in Lycoris Species by GC-MS. Natural Product Communications, v. 9, p. 1081-1086, 2014.