Este foi o título do painel apresentado pelo INCTBioNat na 14a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada entre os dias 23 e 29 de outubro, no Shopping Lupo em Araraquara.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004, é uma iniciativa do governo federal para aproximar a Ciência e Tecnologia da população através de atividades em linguagem acessível e que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência.
O tema escolhido para este ano foi “A Matemática está tudo” que faz parte das ações do biênio da Matemática (2017-2018). Neste período, o país sediará, pela primeira vez, dois grandes eventos internacionais na área da Matemática: a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemática (ICM 2018). É durante o ICM que acontece a entrega da Medalha Fields, oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, e que em 2014 foi entregue ao brasileiro Artur Villa.
O Centro de Ciências de Araraquara (CCA), vinculado ao Instituto de Química da UNESP organizou as atividades da SNCT 2017 com o projeto “Explorando e Descobrindo a Matemática”. A programação contou com atividades lúdicas, interativas e culturais que permearam os conceitos, a história e a presença da matemática em tudo e no cotidiano de todos. Fizeram parte da programação o espetáculo teatral do Grupo Alquimia, a Oficina de Poliedros de Platão, a Oficina de Mágicas Matemática (Matemágicas), palestras, exibição da mostra VerCiência de curtas e filmes, além da belíssima Exposição Interativa. Tudo isto distribuído nos três andares do Shopping Lupo, situado na região central da cidade e que recebe diariamente inúmeros cidadãos que normalmente não teriam acesso a este tipo de informação e, principalmente, com fundamentação científica precisa e sólida.
Diante de um evento de tamanha importância no cenário nacional de divulgação científica o INCTBioNat não poderia ficar de fora. Como a matemática está relacionada com a biodiversidade brasileira? Quais e quantos são os nossos biomas? Quão vasta é a nossa biodiversidade em espécies vegetais e animais? Qual o perfil de redução de área da cobertura de vegetação e de extinção das espécies ameaçadas? E os produtos naturais extraídos desta rica biodiversidade, que são ingredientes ativos de muitos fármacos e fonte de inspiração para o desenvolvimento de novos. Estas e outras perguntas foram apresentadas e respondidas no painel do INCTBioNat “Matemática: Biodiversidade em Números” que contextualizou a pesquisa na área de Biodiversidade e Produtos Naturais e propiciou sua compreensão pelo público visitante, que recebeu todas estas informações com grande interesse.
Clique aqui para ver a programação completa e os resultados da SNCT 2017-Araraquara