O Projeto QuiMinas, coordenado pela Profa. Dra. Amanda Danuello Pivatto da Universidade Federal de Uberlândia, teve início em agosto de 2020 e visa despertar o interesse de meninas do ensino fundamental pela carreira de cientista. A divulgação científica direcionada para as meninas é um tema relevante pois, apesar da proporção de homens e mulheres cientistas ser equivalente no Brasil, a presença masculina ainda domina os principais noticiários e programas sobre ciências na TV brasileira reforçando e reproduzindo estereótipos sociais. Além disto, as mulheres brasileiras são minoria nos níveis mais altos da carreira. Por exemplo, as mulheres representam 24% dos bolsistas de produtividade do CNPq e são somente 14% da Academia Brasileira de Ciências. Neste sentido, ações educativas que estimulem as meninas a se tornarem cientistas são extremamente necessárias.
Toda a equipe do Projeto QuiMinas é composta por mulheres e são produzidos diversos conteúdos de forma simples e ilustrativa, mostrando a inserção das mulheres na ciência. Entre esses conteúdos cabe destacar:
– Quadro QuiMulher: são elaboradas postagens relacionadas a grandes cientistas históricas do mundo todo;
– Quadro Minas do Brasil: são elaboradas postagens relacionadas a cientistas brasileiras relevantes para a história do país;
– Vídeos contando a história de grandes cientistas brasileiras: são realizados de forma lúdica, narrando a história dessas pesquisadoras. Além da trajetória profissional, os vídeos destacam suas infâncias e adolescências para que as garotas possam se identificar e se interessar pela ciência. O primeiro vídeo contou a história inspiradora da Profa. Vanderlan da Silva Bolzani:
https://www.instagram.com/tv/CDmqtarlckt/?igshid=13tbcwvnwxca
https://www.facebook.com/584475948895733/videos/2682822828632952/?vh=e&extid=9akKXVXF3Z1WSBUo
O QuiMinas é um projeto feito por mulheres para as meninas. Links para nossas redes sociais:
https://instagram.com/quiminasufu