II Workshop mostrou os avanços da pesquisa colaborativa

II Workshop mostrou os avanços da pesquisa colaborativa

II Workshop mostrou os avanços da pesquisa colaborativa

Com 123 participantes e agenda de dois dias, o INCT BioNat realizou, de 13 a 15 de agosto, no Hotel Colina Verde, São Pedro (SP), o II Workshop para avaliação de desempenho e planejamento das próximas etapas de trabalho.

“Projetos de cooperação em rede” foi o tema da abertura, na tarde do dia 13, com as contribuições da assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP, Ana Paula Rosifini Alves, e das coordenadoras Vanderlan Bolzani, do INCT BioNat, e Maria Valnice Boldrin Zanoni, do INCT de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Micropoluentes e Radioativos.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Emerson Queiroz, da Université de Genéve, Suíça, que falou sobre novas estratégias para pesquisa em produtos naturais. Convidado também como “observador externo” da reunião, Queiroz avaliou de forma positiva os resultados obtidos até agora e assinalou ser uma tendência internacional nos dias de hoje o desdobramento da pesquisa da universidade em spin-offs e startups, que buscam o mercado. Cerca de 100 trabalhos de alunos de pós-graduação que atuam no âmbito do INCT BioNat foram exibidos na sessão de painéis do II Workshop, dado que revela o interesse crescente de jovens pesquisadores pela pesquisa em produtos naturais.

 

Edital abre fonte de recursos para pesquisadores parceiros

O INCT BioNat lançou, no último dia 14 de agosto, o Edital que apoia a formação de consórcios de colaboração para grupos de pesquisa, no âmbito do trabalho com produtos naturais e biodiversidade.

O Edital enfatiza a importância de fortalecer o intercâmbio entre os grupos de pesquisadores e estudantes. As propostas serão financiadas com valores de até R$ 50.000,00 e o prazo de submissão das propostas vai até 30 de setembro de 2019.

 

Concurso de vídeos dá impulso à comunicação do INCT

A desafiadora tarefa da comunicação de ciência e tecnologia no Brasil registra alguns pontos positivos com os resultados do concurso de vídeos realizado pelo INCT BioNat. Em seu conjunto, os 25 trabalhos participantes mostram um painel do que é a pesquisa com produtos naturais no país, porque ela é feita, como, e por quem.

Mais do que uma premiação que ressalta habilidades individuais, o concurso mostrou que é possível mobilizar as pessoas e equipes para o objetivo de criar peças de comunicação sobre pesquisa em C&T.

Destaque para o vídeo que foi avaliado como vencedor pela comissão julgadora, “Química Verde 2019” dos alunos Lucas de Melo Trentin, Isabela Pereira Ferraz e Octávio Aguiar, da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. Veja o vídeo:

 

 

Veja destaques da participação do INCT BioNat na 42ª Reunião Anual da SBQ

A 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, contou com a participação de mais de uma dezena de integrantes do INCT BioNat. Um dos principais espaços de divulgação científica do país, o encontro foi realizado este ano em Joinville (SC), de 25 a 29 de maio. Destaca-se na participação do INCT a exibição de 17 painéis científicos com trabalhos inéditos. Entre eles os que tinham como primeiros autores Helena Mannochio Russo (IQAr-UNESP) e Fernanda Priscila Santos Reginaldo (UFRN) foram premiados.

A edição deste ano registrou também a primeira entrega do recém-criado prêmio Vanderlan da Silva Bolzani, que homenageia pesquisadoras da área de química e personalidades femininas com trabalho de destaque para a sociedade. Receberam a premiação Maria Domingues Vargas, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense e Dirce Maria Fernandes Campos, funcionária da SBQ cuja carreira se confunde com a própria história da entidade.

Luís Octávio Regasini, integrante do INCT BioNat e pesquisador da UNESP de São José do Rio Preto, foi agraciado com o prêmio “Hans Viertler”, conferido a profissionais com idade máxima de 35 anos, com trabalhos reconhecidos pela comunidade, no desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica.

O evento de Joinville foi também a oportunidade para a reunião dos integrantes do INCT, realizada no dia 30, que discutiu a organização do Workshop, programado para o período de 13 a 15 de agosto, no Hotel Colina Verde, em São Pedro (SP). O segundo Workshop cumpre mais uma etapa do processo de integração dos pesquisadores do BioNat.

Acima, José Angelo Zuanazzi, (UFRGS), coordenador de Inovação e Transferência Tecnológica do INCT BioNat, falou durante a 42º RASBQ, sobre objetivos e perspectivas do INCT.