Centro da UFMG que pesquisa vegetação nativa faz 10 anos

Programação de evento comemorativo inclui palestra sobre oportunidades e desafios da ciência em Minas

Uma década de pesquisas sobre as plantas úteis nativas do Brasil, especialmente as medicinais, será comemorada no próximo dia 2 de dezembro, em seminário no Museu de História Natural e Jardim Botânico (Rua Gustavo da Silveira, 1035). Criado em 2007, o Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt) da UFMG dedica-se a estudos de recuperação e divulgação de informações históricas e técnico-científicas, com publicação de livros, realização de oficinas e outras formas de divulgação em parques e escolas. Informações pelo telefone (31) 3409-7600 ou pelo e-mail contato.dataplamt@gmail.com

Os trabalhos do Ceplamt são conduzidos por grupo de pesquisadores de diferentes áreas e instituições, além de estudantes de graduação e pós-graduação. O Centro tem o objetivo de contribuir para a preservação da vegetação nativa do Brasil e ampliar o seu aproveitamento.

No evento, será anunciada a retomada do Circuito das Plantas Aromáticas e Medicinais, projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Além da formação de mesa-redonda que reunirá a primeira diretoria do Centro, a programação inclui a conferência Oportunidades e desafios para a pesquisa em Minas Gerais, que será proferida pelo professor da UFMG Paulo Sérgio Ladeira Beirão, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Haverá também apresentação da nova coordenação administrativa do Centro, descerramento de placa comemorativa e visita aos espaços do Ceplamt. Interessados em participar da programação, que começa às 9h, devem confirmar presença pelo e-mail contato.dataplamt@gmail.com. A programação completa pode ser vista aqui.

Publicações

Em dez anos de atuação, o Ceplamt publicou diversas obras que resgatam informações sobre plantas nativas. Em 1997, lançou a cartilha Plantas Medicinais, ilustrada pela equipe do Estúdio Maurício de Souza. O livro Plantas úteis de Minas Gerais reúne dados e imagens, históricas e atuais, de 101 plantas medicinais nativas do estado, descritas pelos naturalistas que percorreram o Brasil no século 19.

O Centro também lançou História das plantas úteis e medicinais do Brasil, reedição da obra do farmacêutico alemão Theodor Peckolt e de seu filho Gustav, publicada de 1888 a 1914.  O tratado descreve usos tradicionais, localização, características botânicas e resultados de análises químicas, feitas por eles já naquela época, de quase mil plantas nativas do Brasil ou adaptadas.

Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/release/centro-da-ufmg-que-pesquisa-vegetacao-nativa-faz-10-anos