Grupo de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí publica, em parceria com outras instituições, artigo sobre esteroides do sapo Cururu

Neste trabalho, o bufadienolídeo Marinobufotoxina, isolado do veneno do sapo Rhinella jimi (sapo Cururu), inibiu a atividade da Na,K-ATPase, além de elevar as atividades das caspases 3 e 9, o que levou as células tumorais de mama e ovário a entrarem em apoptose. Estes dados demonstram que o composto em questão pode ser uma molécula com propriedades anticâncer. Estudos futuros são necessários para confirmar a falta de citotoxicidade em células humanas normais e para investigação do mecanismo de ação.

Leia o artigo completo: New bufadienolides extracted from Rhinella marina inhibit Na,K-ATPase and induce apoptosis by activating caspases 3 and 9 in human breast and ovarian cancer cells