INCT-BioNat realiza atividade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, e conta com a colaboração de diversas instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas e órgãos governamentais. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o País. Este evento visa utilizar uma linguagem acessível à população, por meios que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. Neste ano, o período oficial da 15ª SNCT foi de 15 a 21 de outubro de 2018.

Os integrantes do grupo de pesquisa “Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de produtos Naturais” (NuBBE) do instituto de Química da UNESP de Araraquara organizaram atividades no Shopping Lupo nos dias 18 a 20 de Outubro.

As atividades desenvolvidas incluíram exposição de banners sobre a Química de Produtos Naturais e suas aplicações para a sociedade através da utilização de plantas e microrganismos, exposição de vídeo sobre o isolamento de fungos endofíticos e o cultivo desses microrganismos até o processo de obtenção do seu extrato e isolamento de metabólitos. Além disso, foram realizados experimentos de cromatografia em papel para explicar o método básico de separação de compostos presentes em plantas. Foi realizada a distribuição de tirinhas em quadrinhos em formato de marca página como material de divulgação.

Evento no Facebook contendo as atividades do Nubbe e dos alunos da analítica da Prof. Valnice: Clique Aqui

Banner INCT Clique Aqui para baixar

Painel INCT Clique Aqui para baixar