Pesquisa do grupo do Prof. José Angelo Zuanazzi, coordenador de Inovação do INCTBioNat, recebe reconhecimento como a Primeira patente licenciada feita 100% pela UFRGS/HCPA

Nos seus 85 anos, a UFRGS homenageia suas pesquisas de maior impacto, escolhendo 85 que tiveram maior destaque na Universidade neste período. Dentre elas, destacamos o estudo do alcaloide montanina, extraído de plantas da família Amaryllidaceae (Rhodophiala bifida (Herb.) Traub). Resultado da colaboração da equipe do professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, José Angelo Silveira Zuanazzi, da equipe do professor Ricardo Xavier e a pesquisadora Patrícia de Oliveira, ambos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)  e da Faculdade de Medicina da UFRGS, essa substância apresentou excelentes resultados para o tratamento de doenças como artrite e artrose, por sua ação anti-inflamatória. A patente com estes resultados, registrada com auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec) da UFRGS e do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do HCPA, foi licenciada pela empresa Biozeus em contrato assinado em 2015.”

Leia aqui a matéria completa: Clique Aqui