Posse dos novos membros da ACIESP terá palestra de Luiz Eugenio Mello, diretor científico da FAPESP, e homenagem a Carlos Henrique de Brito Cruz, que encerra mandato em abril 2020

No próximo dia 18 de março, a Academia de Ciências do Estado de São Paulo, ACIESP, realiza a cerimônia de posse da nova diretoria e dos cientistas que passam a integrar a entidade a partir de 2020. No evento, a ACIESP fará homenagem a Carlos Henrique de Brito Cruz, atual diretor científico da FAPESP desde 2005, que deixará o cargo em abril próximo. O encontro terá também palestra do futuro diretor científico da Fundação, Luiz Eugenio Mello.

Com um histórico onde se sobressai a experiência de diálogo entre o setor empresarial e a Universidade, Luiz Eugenio Mello é médico formado pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, diretor de pesquisa do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino e diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, ANPEI. Integra o Conselho Deliberativo do CNPq e foi responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale. O título de sua conferência é “Fapesp, Ciência, Sociedade”.

Carlos Henrique de Brito Cruz, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA, destacou-se nas últimas décadas como um dos principais gestores da área de ciência, tecnologia e inovação do país. Foi reitor da Unicamp (2002 a 2005) e diretor científico da FAPESP, de 2005 a 2020, período em que a maior agência estadual de fomento consolida sua atuação como protagonista de âmbito nacional e intensifica a interlocução com o setor privado. O título de sua conferência é “Notas sobre Ciência e Tecnologia em São Paulo”.

O encontro marca o início da gestão da nova diretoria da ACIESP, que tem no cargo de presidente Vanderlan da Silva Bolzani, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ-Unesp). O vice-presidente é Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), e o diretor executivo Adriano Defini Andricopulo, professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).

“A homenagem ao professor Brito Cruz é um ótimo ponto de partida para a etapa que se inicia na ACIESP, já que ele personifica o que a comunidade científica paulista e brasileira tem de mais dinâmico e empreendedor”, afirma a presidente da Academia, Vanderlan Bolzani.

A nova diretoria programa iniciativas que tragam ganhos objetivos para a comunidade dos cientistas paulistas. Entre elas a realização de dois workshops, este ano, que tratarão de temas relacionados à inovação e ao relacionamento da pesquisa da universidade com o novo cenário da bioeconomia mundial.

Veja quem são os novos membros da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Evento: posse da nova diretoria da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e homenagem ao professor Carlos Henrique de Brito Cruz.

Data: 18 de março de 2020.

Horário: das 17h00 às 20h00

Local: Sala do Conselho Universitário – Prédio da Reitoria – Universidade de São Paulo USP, Rua da Reitoria, 374, térreo.