VII Semana de Química tem início no Campus Monte Castelo

Maysa Furlan apresentou a palestra “Química e Qualidade de Vida – um olhar para a natureza”.

Cerca de 400 pesquisadores, professores e estudantes participaram das atividades de abertura da VII Semana de Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo. O evento, que nesta edição traz o tema “Química e Qualidade de Vida”, teve início nesta segunda (18) e vai até a quarta-feira (20). A doutora em Química Orgânica Maysa Furlan, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), apresentou a palestra de abertura “Química e Qualidade de Vida – um olhar para a natureza”.
A plenária de abertura foi realizada à tarde, por volta das 14h, no Auditório Florise Pérola, com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Natilene Brito; o diretor-geral do Campus Monte Castelo, Cláudio Leão; o chefe do Departamento de Química do campus, Emílio Azevedo; o coordenador do Mestrado em Química, José Hilton Gomes Rangel; o coordenador do Curso Superior de Licenciatura e Química, Antônio José Cantanhede Filho; e o coordenador do Curso Técnico em Química, Luiz Carlos Rocha Junior.

(Da esq. à dir.) Luiz Rocha, Antônio Cantanhede, Emílio Azevedo, Natilene Brito, Cláudio Leão e Hilton Rangel.

Logo após, foi realizada a palestra de abertura. Durante a apresentação, Maysa Furlan abordou alguns temas ligados à Química e sua relação com a vida. Ela frisou como essa ciência tem inspiração nos modelos da natureza, chamando atenção para as questões éticas e as perspectivas dos estudos relacionados à Química. A palestrante apresentou a engenharia metabólica como alternativa sustentável de desenvolvimento na área. “Os estudos em Química envolvem questões de natureza política e econômica. Pesquisadores e estudantes precisam estar sempre cientes disso, para o desenvolvimento adequado dessa ciência”, disse.

Cerca de 400 participantes compareceram ao primeiro dia do evento, no Campus São Luís – Monte Castelo.

Durante o evento, a pró-reitora Natilene Brito, que é doutora em Química Analítica, comentou sobre a importância da participação das mulheres na ciência. “Temos de lutar desde cedo pela nossa aceitação na carreira científica. A educação é uma ferramenta importante para alcançarmos a igualdade de gênero”, declarou, agradecendo a presença de mulheres no evento, principalmente às estudantes de ensino médio técnico.

Coordenador do evento, Antônio José Cantanhede Filho destacou a qualidade da programação da Semana, que nesta edição trouxe palestrantes de outras instituições do país e também estrangeiras. “É um evento importante para a disseminação e o intercâmbio dessa ciência. Além disso, buscamos fazer um evento interdisciplinar, que pudesse abordar a Química e sua interação com a Biologia, a Matemática e várias outras ciências”, disse.