2019 um ano de trabalho intenso e de muitos resultados

2019 um ano de trabalho intenso e de muitos resultados

O balanço das atividades do INCT BioNat, em 2019, mostra um ano produtivo, com a consolidação do que foi planejado e a abertura de várias novas frentes para o desenvolvimento de pesquisas.

Bom desempenho

Ponto importante é registrar o bom desempenho do grupo em termos de publicações e participações em eventos científicos “demonstrando que a integração é bastante proveitosa para se alcançar bons resultados”, diz o relatório que o INCT apresentou ao CNPq em outubro. Essa produção se traduziu em artigos publicados em periódicos indexados, em capítulos de livros e conferências apresentadas em congressos nacionais e internacionais.

Houve avanço nas parcerias com empresas e os resultados obtidos nas várias linhas de pesquisa justificaram o lançamento de um edital interno para financiamento dos subprojetos que surgiram nesse processo.

Banco de dados

No período, o INCT deu salto expressivo em direção a um objetivo ambicioso que é a construção do primeiro banco de dados da biodiversidade brasileira, relacionando 52 mil substâncias, através do acordo entre o NuBBE e o Chemical Abstracts Service (CSA) da American Chemical Society. O trabalho de planejamento, avaliação e integração abriu novos canais de diálogo entre os pesquisadores, como pode ser visto no bem-sucedido II Workshop, realizado em agosto.

Informações para a sociedade

No âmbito da comunicação, o INCT contabiliza os resultados do esforço empreendido para levar à sociedade informações sobre seu desempenho. Ampliamos o conteúdo do web site com reportagens sobre o trabalho científico na rubrica “O que fazemos”; iniciamos, em julho, a publicação desta newsletter; realizamos, durante o II Workshop, o concurso de vídeos do qual participaram 25 pesquisadores. Esse material alimentou também o vídeo institucional que o INCT produziu para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Editamos, além disso, um folheto institucional voltado para um público mais amplo, explicando a razão de existência do INCT e a importância da pesquisa da biodiversidade.