Sessão especial na 42ª. RASBQ celebra contribuição das mulheres na ciência e homenageia Profa. Vanderlan Bolzani

No dia 29/05/19, foi realizada a entrega da primeira versão do Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani dedicado a reconhecer o trabalho de mulheres que se destacam na química e/ou no fortalecimento da Sociedade Brasileira de Química. Nesta versão, receberam a honraria, a Professora Maria Vargas da Universidade Federal Fluminense e a Sra. Dirce Campos, secretária da SBQ desde a sua fundação.

Em seu discurso, a Profa. Vanderlan ressaltou “Hoje a emoção é dobrada e o momento de felicidade e orgulho pelo fato de ser a primeira mulher a fazer parte de um time de pesquisadores renomados que a SBQ escolheu como referência para os jovens associados. Agraciada com uma premiação tão importante devo falar algumas palavras sobre a minha trajetória e experiência de vida. Acredito ser meu papel neste momento, dirigir algumas palavras aos jovens, com base nessa experiência. Alguém já disse que a experiência é como um automóvel com os faróis colocados na parte de trás. Ela ilumina o caminho já percorrido, o passado. E nós, da Universidade, que estamos hoje ao redor dos setenta anos da institucionalização da pesquisa científica no Brasil, podemos nos perguntar, com um pouco de humildade: como utilizar essa experiência em benefício dos jovens estudantes e pesquisadores aqui presentes e de todo o país, especialmente num mundo global complexo, competitivo e incerto? Como poderia tecer palavras que possam iluminar vocês que serão os atores do nosso futuro? Não há respostas prontas! Mas vejo luz, criatividade e muitos sonhos em cada um!”