Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.
Este foi o título do painel apresentado pelo INCTBioNat na 14a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada entre os dias 23 e 29 de outubro, no Shopping Lupo em Araraquara.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004, é uma iniciativa do governo federal para aproximar a Ciência e Tecnologia da população através de atividades em linguagem acessível e que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência.
O tema escolhido para este ano foi “A Matemática está tudo” que faz parte das ações do biênio da Matemática (2017-2018). Neste período, o país sediará, pela primeira vez, dois grandes eventos internacionais na área da Matemática: a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemática (ICM 2018). É durante o ICM que acontece a entrega da Medalha Fields, oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, e que em 2014 foi entregue ao brasileiro Artur Villa.
O Centro de Ciências de Araraquara (CCA), vinculado ao Instituto de Química da UNESP organizou as atividades da SNCT 2017 com o projeto “Explorando e Descobrindo a Matemática”. A programação contou com atividades lúdicas, interativas e culturais que permearam os conceitos, a história e a presença da matemática em tudo e no cotidiano de todos. Fizeram parte da programação o espetáculo teatral do Grupo Alquimia, a Oficina de Poliedros de Platão, a Oficina de Mágicas Matemática (Matemágicas), palestras, exibição da mostra VerCiência de curtas e filmes, além da belíssima Exposição Interativa. Tudo isto distribuído nos três andares do Shopping Lupo, situado na região central da cidade e que recebe diariamente inúmeros cidadãos que normalmente não teriam acesso a este tipo de informação e, principalmente, com fundamentação científica precisa e sólida.
Diante de um evento de tamanha importância no cenário nacional de divulgação científica o INCTBioNat não poderia ficar de fora. Como a matemática está relacionada com a biodiversidade brasileira? Quais e quantos são os nossos biomas? Quão vasta é a nossa biodiversidade em espécies vegetais e animais? Qual o perfil de redução de área da cobertura de vegetação e de extinção das espécies ameaçadas? E os produtos naturais extraídos desta rica biodiversidade, que são ingredientes ativos de muitos fármacos e fonte de inspiração para o desenvolvimento de novos. Estas e outras perguntas foram apresentadas e respondidas no painel do INCTBioNat “Matemática: Biodiversidade em Números” que contextualizou a pesquisa na área de Biodiversidade e Produtos Naturais e propiciou sua compreensão pelo público visitante, que recebeu todas estas informações com grande interesse.
Clique aqui para ver a programação completa e os resultados da SNCT 2017-Araraquara