Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.
Otto Gottlieb e o pioneirismo na defesa da biodiversidade
Otto Richard Gottlieb, cientista brasileiro que desenvolveu uma metodologia inovadora para a pesquisa com produtos naturais, foi também uma voz pioneira na defesa do meio ambiente e da preservação da biodiversidade. Ainda nos anos 1980, ele mostrou com argumentos científicos que a destruição da biodiversidade traria perdas irreversíveis para o ser humano. Quarenta anos depois, as sociedades desenvolvidas colocam a questão ambiental como um dos principais problemas a serem enfrentados por seus governantes, e o Brasil assiste, a cada dia, ações que ameaçam o patrimônio natural.
* Crédito foto Otto Gottlieb: https://revistapesquisa.fapesp.br/
Conheça as ações do INCT BioNat no combate à pandemia da Covid-19
Os pesquisadores do INCT BioNat se engajaram em importantes iniciativas como resposta aos desafios estabelecidos pela pandemia da Covid-19. Veja as principais atividades realizadas:
Estudos para a identificação do potencial de peptídeos na inibição da infecção por SARS-CoV-2 em ensaios biológicos em diferentes etapas do ciclo do vírus. Alguns peptídeos e bioconjugados têm mostrado resultados promissores nos diferentes estágios da infecção viral. Os compostos serão classificados em três grupos (virucidas, protetivos e inibidores de replicação citoplasmática) e seus mecanismos na replicação in vitro do SARS-CoV-2 serão estudados.
Produção de álcool em gel a partir de uísque apreendido pela Receita Federal de Araraquara. Seguem algumas notícias sobre essa iniciativa:
https://globoplay.globo.com/v/8751612/
https://globoplay.globo.com/v/8752192/
https://recordtv.r7.com/recordtv-interior-sp/sp-record/inovacao-alcool-em-gel-feito-com-whisky-30072020
Projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP (processo 2020/05761-3): Estudo da Ação de Peptídeos Sintéticos como Antivirais contra o SARS-CoV-2 e Avaliação Combinada com Anti-inflamatórios Comerciais.
Preparação, no Instituto de Química da UFU, de álcool 70% (em gel, glicerinado e líquido) para doação, contribuindo para minimizar a escassez que o hospital de clínicas da UFU e instituições de caridade estavam passando. Seguem algumas notícias sobre essa iniciativa:
https://globoplay.globo.com/v/8492288/programa
http://comunica.ufu.br/node/15225
https://www.facebook.com/105603596246669/posts/1734741403332872/?vh=e&d=n
https://youtu.be/vQsNJ46IvQA
https://globoplay.globo.com/v/8569241/programa/
http://adufu.org.br/post/noticias/adufu-no-combate-ao-coronavirus
https://www.facebook.com/watch/live/?v=283737456355639&ref=watch_permalink
https://www.youtube.com/watch?v=UVAVQbdr5Tg
Preparação de álcool sanitizante para doações aos hospitais de centros de saúde públicos da cidade de Bauru e região. Já foram doados mais de 1000 litros, destacando o Hospital Estadual de Bauru (referência no tratamento da Covid-19 em Bauru) e a Santa Casa de Piratininga. Seguem algumas notícias sobre essa iniciativa:
https://www.youtube.com/watch?v=go_y9UmllZc
https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/04/721577-unesp–quimicos-produzem-alcool.html
https://unan.unesp.br/destaques/35725/unesp-produz-alcool-glicerinado-para-unidades-de-saude-de-bauru
https://www.socialbauru.com.br/2020/04/24/departamento-quimica-unesp-bauru-produz-alcool-doar-hospitais-regiao/
Realização de testes (rápido e PCR) no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC; incluindo: treinamento de biossegurança para laboratórios NB2 para toda a equipe envolvida; auxilio nas adequações de laboratórios e produção de vídeo-aulas de biossegurança em laboratórios de pesquisa básica.
– Biossegurança NB1: https://youtu.be/fZWpT6rUFuc
– Biossegurança NB2: https://youtu.be/k3HSLbBXwek
Iniciativa de pesquisa e desenvolvimento de novos candidatos a fármacos para o tratamento da Covid-19. Diversas ações de pesquisa vêm sendo realizadas nos laboratórios da USP em duas frentes principais: reposicionamento e inovação de fármacos. Projeto de pesquisa FAPESP (Processo: 20/04602-9): Desenvolvimento de antivirais para o tratamento da COVID-19.
Desenvolvimento de uma dissertação de mestrado no Edital nº 03/2020 – específico para projetos de Covid-19: Identificação in silico de lactonas esteroidas (vitanolídos) inibidores de proteases virais relacionados a Covid-19 através de uma abordagem de modelagem molecular.
Divulgação científica e outros destaques
– No mundo todo, 153 fármacos são testados em pacientes com COVID-19:
https://agencia.fapesp.br/no-mundo-todo-153-farmacos-sao-testados-em-pacientes-com-covid-19/33335/
https://saude.abril.com.br/medicina/no-mundo-todo-153-remedios-sao-testados-em-pacientes-com-coronavirus/
– Vetores Saudáveis: Desenvolvimento de Medicamentos e Vacinas para a Covid-19 e os Desafios em Saúde no Brasil: http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2020/vetores-saudaveis-desenvolvimento-de-medicamentos-e-vacinas-para-a-covid-19-e-os-desafios-em-saude-no-brasil
– Covid-19: Small-Molecule Clinical Trials Landscape: https://www.eurekaselect.com/183440/article
– O Processo de descoberta e desenvolvimento de medicamentos e o combate à Covid-19: https://www.youtube.com/watch?v=l9H3YQn80aM
– Andricopulo: Reposicionamento de fármacos é um caminho possível, mas ainda não há uma solução: