Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.
A segunda edição paulista do projeto Meninas com Ciência, que acontece durante cinco sábados no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, USP, teve a participação do INCT Biodiversidade e Produtos Naturais, no dia 17/11. Dirigido a meninas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, o evento tem o objetivo de oferecer às estudantes as noções básicas sobre o conhecimento científico através de palestras e aulas práticas.
Neste sábado, parte da agenda da tarde foi dedicada ao tema “Meninas com Farmacologia”, apresentado por Letícia Costa-Lotufo, professora do Instituto de Ciências Biomédicas, ICB, da USP e integrante do INCT BioNat e pela professora Luciana Lopes, também do ICB da USP.
O conteúdo ministrado às 50 estudantes presentes no anfiteatro do IO partiu das reações do corpo humano a uma lesão para explicar como o organismo interage com os fármacos e a importância do trabalho de procurar fármacos cada vez mais eficientes através da pesquisa científica.
O projeto Meninas com Ciência teve origem no Rio de Janeiro por iniciativa de professoras do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. A primeira edição de São Paulo aconteceu no campus de Sorocaba, da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, em novembro de 2017.
Este ano, a chamada para realização do evento na USP despertou grande interesse do público e, segundo os organizadores, 12 mil candidatas se inscreveram para participar do Meninas com Ciência.
O projeto, que tem muitos equivalentes em âmbito mundial, se apresenta como uma resposta à preocupação de educadores e especialistas em políticas públicas com a permanente distorção que leva à predominância constante de homens nas áreas de ciência e engenharias.