Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.
Maysa Furlan apresentou a palestra “Química e Qualidade de Vida – um olhar para a natureza”.
Cerca de 400 pesquisadores, professores e estudantes participaram das atividades de abertura da VII Semana de Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo. O evento, que nesta edição traz o tema “Química e Qualidade de Vida”, teve início nesta segunda (18) e vai até a quarta-feira (20). A doutora em Química Orgânica Maysa Furlan, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), apresentou a palestra de abertura “Química e Qualidade de Vida – um olhar para a natureza”.
A plenária de abertura foi realizada à tarde, por volta das 14h, no Auditório Florise Pérola, com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Natilene Brito; o diretor-geral do Campus Monte Castelo, Cláudio Leão; o chefe do Departamento de Química do campus, Emílio Azevedo; o coordenador do Mestrado em Química, José Hilton Gomes Rangel; o coordenador do Curso Superior de Licenciatura e Química, Antônio José Cantanhede Filho; e o coordenador do Curso Técnico em Química, Luiz Carlos Rocha Junior.
Logo após, foi realizada a palestra de abertura. Durante a apresentação, Maysa Furlan abordou alguns temas ligados à Química e sua relação com a vida. Ela frisou como essa ciência tem inspiração nos modelos da natureza, chamando atenção para as questões éticas e as perspectivas dos estudos relacionados à Química. A palestrante apresentou a engenharia metabólica como alternativa sustentável de desenvolvimento na área. “Os estudos em Química envolvem questões de natureza política e econômica. Pesquisadores e estudantes precisam estar sempre cientes disso, para o desenvolvimento adequado dessa ciência”, disse.
Durante o evento, a pró-reitora Natilene Brito, que é doutora em Química Analítica, comentou sobre a importância da participação das mulheres na ciência. “Temos de lutar desde cedo pela nossa aceitação na carreira científica. A educação é uma ferramenta importante para alcançarmos a igualdade de gênero”, declarou, agradecendo a presença de mulheres no evento, principalmente às estudantes de ensino médio técnico.
Coordenador do evento, Antônio José Cantanhede Filho destacou a qualidade da programação da Semana, que nesta edição trouxe palestrantes de outras instituições do país e também estrangeiras. “É um evento importante para a disseminação e o intercâmbio dessa ciência. Além disso, buscamos fazer um evento interdisciplinar, que pudesse abordar a Química e sua interação com a Biologia, a Matemática e várias outras ciências”, disse.