Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.
No próximo dia 18 de março, a Academia de Ciências do Estado de São Paulo, ACIESP, realiza a cerimônia de posse da nova diretoria e dos cientistas que passam a integrar a entidade a partir de 2020. No evento, a ACIESP fará homenagem a Carlos Henrique de Brito Cruz, atual diretor científico da FAPESP desde 2005, que deixará o cargo em abril próximo. O encontro terá também palestra do futuro diretor científico da Fundação, Luiz Eugenio Mello.
Com um histórico onde se sobressai a experiência de diálogo entre o setor empresarial e a Universidade, Luiz Eugenio Mello é médico formado pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, diretor de pesquisa do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino e diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, ANPEI. Integra o Conselho Deliberativo do CNPq e foi responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale. O título de sua conferência é “Fapesp, Ciência, Sociedade”.
Carlos Henrique de Brito Cruz, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA, destacou-se nas últimas décadas como um dos principais gestores da área de ciência, tecnologia e inovação do país. Foi reitor da Unicamp (2002 a 2005) e diretor científico da FAPESP, de 2005 a 2020, período em que a maior agência estadual de fomento consolida sua atuação como protagonista de âmbito nacional e intensifica a interlocução com o setor privado. O título de sua conferência é “Notas sobre Ciência e Tecnologia em São Paulo”.
O encontro marca o início da gestão da nova diretoria da ACIESP, que tem no cargo de presidente Vanderlan da Silva Bolzani, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ-Unesp). O vice-presidente é Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), e o diretor executivo Adriano Defini Andricopulo, professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).
“A homenagem ao professor Brito Cruz é um ótimo ponto de partida para a etapa que se inicia na ACIESP, já que ele personifica o que a comunidade científica paulista e brasileira tem de mais dinâmico e empreendedor”, afirma a presidente da Academia, Vanderlan Bolzani.
A nova diretoria programa iniciativas que tragam ganhos objetivos para a comunidade dos cientistas paulistas. Entre elas a realização de dois workshops, este ano, que tratarão de temas relacionados à inovação e ao relacionamento da pesquisa da universidade com o novo cenário da bioeconomia mundial.
Veja quem são os novos membros da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Evento: posse da nova diretoria da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e homenagem ao professor Carlos Henrique de Brito Cruz.
Data: 18 de março de 2020.
Horário: das 17h00 às 20h00
Local: Sala do Conselho Universitário – Prédio da Reitoria – Universidade de São Paulo USP, Rua da Reitoria, 374, térreo.