Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.
No dia 29/05/19, foi realizada a entrega da primeira versão do Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani dedicado a reconhecer o trabalho de mulheres que se destacam na química e/ou no fortalecimento da Sociedade Brasileira de Química. Nesta versão, receberam a honraria, a Professora Maria Vargas da Universidade Federal Fluminense e a Sra. Dirce Campos, secretária da SBQ desde a sua fundação.
Em seu discurso, a Profa. Vanderlan ressaltou “Hoje a emoção é dobrada e o momento de felicidade e orgulho pelo fato de ser a primeira mulher a fazer parte de um time de pesquisadores renomados que a SBQ escolheu como referência para os jovens associados. Agraciada com uma premiação tão importante devo falar algumas palavras sobre a minha trajetória e experiência de vida. Acredito ser meu papel neste momento, dirigir algumas palavras aos jovens, com base nessa experiência. Alguém já disse que a experiência é como um automóvel com os faróis colocados na parte de trás. Ela ilumina o caminho já percorrido, o passado. E nós, da Universidade, que estamos hoje ao redor dos setenta anos da institucionalização da pesquisa científica no Brasil, podemos nos perguntar, com um pouco de humildade: como utilizar essa experiência em benefício dos jovens estudantes e pesquisadores aqui presentes e de todo o país, especialmente num mundo global complexo, competitivo e incerto? Como poderia tecer palavras que possam iluminar vocês que serão os atores do nosso futuro? Não há respostas prontas! Mas vejo luz, criatividade e muitos sonhos em cada um!”